
Leite corta o efeito de remédios? Especialista explica
Redação

Você já ouviu alguém falar que beber leite corta o efeito de remédios? Pois saiba que isso é verdade, mas somente em alguns casos. “Os nutrientes da nossa alimentação possuem interação com alguns medicamentos que tomamos. Entretanto, é importante ressaltar que não são todos os antibióticos que podem ser alterados com o leite”, explica Alessandra Roggerio, professora do curso de Biomedicina da Estácio.
Por que o leite corta o efeito de alguns remédios?
Alessandra Roggerio afirma que a grande quantidade de cálcio presente no líquido pode diminuir a assimilação de substâncias do medicamento pelo corpo devido à formação de quelatos.
“Esses quelatos são insolúveis, e dificultam a absorção pelo trato intestinal. A biodisponibilidade da tetraciclina, por exemplo, é reduzida em torno de 55% quando administrada com leite e derivados.”
Nesse caso, o ideal é ingerir o remédio apenas com água e no mínimo uma hora antes e duas horas depois da ingestão de leite e derivados. Além disso, outros hábitos também influenciam nos efeitos dos medicamentos, de acordo com a especialista:
- Alguns possuem redução na absorção quando tomados junto com alimentos. Por isso, alguns precisam ser ingeridos em jejum;
- O consumo de álcool interfere nas enzimas hepáticas e reduz a biodisponibilidade dos fármacos;
- Além disso, deve-se evitar a ingestão de suplementos vitamínicos que contenham minerais como ferro, magnésio e zinco até três horas antes e depois de tomar o remédio.
Lembrando que isso não vale para todos os casos, viu? Isso porque nem todos os fármacos precisam dos cuidados citados acima. “A melhor forma de conhecer a conduta ideal ao ingerir os seus medicamentos é consultando o médico prescritor ou um farmacêutico”, finaliza.
Fonte: Alessandra Roggerio, professora do curso de Biomedicina da Estácio.
Mais sobre Medicamentos


O que é dislexia? Sintomas, tratamento e como oferecer ajuda

Como acabar com a procrastinação: 7 dicas para aumentar a produtividade

Sibutramina emagrece? Saiba mais sobre o medicamento

Açúcar adicionado: riscos à saúde e alternativas saudáveis
