
Cabelo branco: Entenda se o estresse realmente influencia
Julia Moraes

Histórias relatam que os cabelos da rainha Maria Antonieta ficaram grisalhos do dia para a noite durante a Revolução Francesa. Mas, será mesmo que o estresse pode deixar o cabelo branco?
Um estudo feito por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, não apenas confirmou que o excesso de estresse pode fazer com que o cabelo fique cinza ou branco, mas também descobriu os mecanismos que causam essa mudança nos fios.
Para entender porque o fenômeno acontece, os pesquisadores isolaram o sistema que liga o cabelo ao estresse. Após muitas tentativas e erros, conseguiram vincular o envelhecimento das madeixas ao sistema nervoso simpático, que controla nossas respostas a situações estressantes.
O sistema libera um produto químico, que é absorvido pelas células que gerenciam a regeneração da cor. Assim, quando estamos estressados, esse processo químico é ativado prematuramente, o que esgota as reservas dos compostos que dão coloração.
Diante disso, os autores da análise esperam que esse conhecimento ajude a entender as implicações do estresse em nossos outros órgãos e tecidos. Entretanto, se você está se sentindo particularmente estressado, saiba que existem maneiras que podem ajudar, como por exemplo, meditação, exercício físico, yoga, entre outros.
Da mesma maneira, se você percebe que o seu estresse está além dos níveis normais, é indispensável buscar ajuda profissional. Através da psicoterapia, o terapeuta consegue ajudá-lo a descobrir quais são as raízes do problema e, depois, encontrar formas de lidar com isso de forma saudável.
Cuidados que Deixam Seu Cabelo Incrível
Mais sobre Cabelo


Uso de maquiagem no frio exige alguns cuidados com a pele

5 alimentos que aquecem o corpo nos dias frios (e como consumir)

Saúde intestinal: entenda como a microbiota pode afetar o corpo todo

Como melhorar a absorção de ferro pelo corpo? 7 dicas
