
Por que a cebola arde os olhos e nos faz chorar? Truques para não sofrer mais
Redação

Todos nós já passamos por isso, e até os mais fortes não conseguem conter as lágrimas ao cortar esse alimento aparentemente inofensivo. Mas por que a cebola arde os olhos e nos faz chorar? A explicação não tem nada a ver com o nosso estado emocional: ela acontece por conta de uma reação química. Entenda melhor a seguir:
Por que a cebola faz chorar?
A cebola é formada por células que, por sua vez, carregam um composto químico chamado enxofre. Ao cortá-la, nós quebramos algumas dessas células, liberando essa e outras substâncias no ar — como os chamados compostos sulfurados.
Os compostos sulfurados, liberados quando cortamos a cebola, reagem, transformando-se em gases que irritam os olhos. Entre eles, está o gás sin-propanetial-S-óxido (C3H6OS). Esse gás entra em contato com a umidade dos nossos olhos, formando uma solução muito diluída de ácido (provavelmente ácido sulfúrico) que produz a sensação de queimação.
Desse modo, como a região é muito sensível, o corpo reage, produzindo água até que a irritação seja controlada. Deu para entender?
Como evitar o desconforto
Vale, por exemplo, picar o alimento perto de um recipiente com água. Desse modo, os gases sulfurados reagem com o líquido e não vão para os olhos. Além disso, deixar a cebola no congelador por cerca de 10 minutos antes de manuseá-la também ajuda, uma vez que diminui a velocidade com que os compostos se formam.
Por fim, colocar um ventilador atrás de você (para que a corrente de ar leve as substâncias irritantes para longe) e usar óculos são outras dicas.
Referência: Germano Luis Marinho, As Cebolas Nos Fazem Chorar?; Colégio Técnico da UFMG, Disponível em https://www.ufmg.br/cienciaparatodos/wp-content/uploads/2011/08/57-ascebolasnosfazemchorar.pdf
Produtos para uma Vida Equilibrada
Mais sobre Alimentação Saudável


6 petiscos saudáveis para impressionar seus convidados — sem exagerar no sal

Ozempic natural: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente
