
Por quanto tempo devo tomar zinco?
Tayna Farias

O zinco faz parte do grupo de minerais essenciais para o nosso corpo. Segundo o nutricionista Lucas Peralles, esse é um dos nutrientes responsáveis por fortalecer o sistema imune, melhorar a cognição, a memória e contribuir com a saúde reprodutiva. Por oferecer tantos benefícios à saúde, muitas pessoas tendem a se perguntar “por quanto tempo devo tomar zinco?”. A seguir, veja o que dizem os especialistas ouvidos pela Vitat.
Quando é necessário tomar zinco?
O mineral é facilmente encontrado em diversos alimentos como carne vermelha, aves, peixes, laticínios, grãos integrais, nozes e sementes. Portanto, na maioria das vezes, a reposição de zinco é feita via alimentação.
Contudo, existem alguns casos em que a absorção de zinco é baixa ou inexistente, o que abre espaço para a suplementação. Veja a seguir quais são:
- Quadros de desnutrição;
- Má alimentação;
- Idosos;
- Atletas;
- Dietas veganas;
- Pessoas que passaram por cirurgia bariátrica;
- Pessoas que fazem uso de medicamentos anti-inflamatórios;
- Pacientes com doenças renais ou inflamatórias;
- Por fim, pessoas com obesidade.
E por quanto tempo tomar zinco?
“Quando se fala do tempo de uso, ele pode variar de acordo com a razão do início da suplementação. Na grande maioria dos casos, acaba por ser apenas uma manutenção sem tempo determinado para acabar”, afirma o nutricionista.
Porém, lembre-se que somente um profissional de saúde pode identificar a carência de zinco e encaminhá-lo para a devida suplementação sem riscos à saúde, quando necessário. Acima da dose ideal, o zinco pode causar prisão de ventre, sonolência, fadiga, dor de cabeça e outros sintomas.
Qual a quantidade ideal de consumo de zinco?
Geralmente, as recomendações podem variar de acordo com idade, sexo, condições de saúde prévias e volume muscular. Contudo, segundo dados de um estudo do Journal of Trace Elements in Medicine and Biology, a suplementação de zinco segue a seguinte diretriz:
- Mulheres: 7 – 10 mg
- Homens: 11 – 16 mg
- Crianças de 0 a 4 meses: 1,5 mg
- 4 a 12 meses: 2,5 mg
- 1 a 4 anos: 3 mg
- 4 a 7 anos: 4 mg
- 7 a 10 anos: 6 mg
- 10 a 13 anos: 8 – 9 mg
- 13 a 15 anos: 10 – 12 mg
- 15 a 19 anos: 11 – 14 mg
Contraindicações
Segundo o nutricionista, dosagens excessivas de zinco por longos períodos pode levar a toxicidade do mineral no organismo. Por isso, é sempre necessário seguir as orientações de um profissional.
“Existem casos registrados de indivíduos com alergias ou sensibilidades ao mineral específico ou até pacientes com doenças renais que podem apresentar sérias complicações com a suplementação”, aponta Lucas.
Fonte:
– Lucas Peralles, nutricionista do Instituto Rana Saleh e especialista em Bodybuilding Coach e Nutrição Comportamental.
Reforce sua Saúde com Qualidade
Mais sobre Suplementos e Vitaminas


6 petiscos saudáveis para impressionar seus convidados — sem exagerar no sal

Ozempic natural: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente
