- Página Inicial
- Bulas de A a Z
- Letra C
- Clotrimazol
Bula Clotrimazol
Princípio Ativo: clotrimazol
Para que o Clotrimazol é indicado?
Como devo usar o Clotrimazol?
- Após a lavagem das mãos, puxe completamente o êmbolo do aplicador até prender.
- Abra a bisnaga. Ajuste o aplicador à bisnaga, mantendo-o firmemente encaixado, e encha o aplicador, apertando cuidadosamente a bisnaga.
- Retire o aplicador da bisnaga. Introduza o aplicador profundamente na vagina, de preferência na posição deitada de costas e com as pernas ligeiramente dobradas. Empurre o êmbolo até esvaziar completamente o conteúdo do aplicador.
- Retire o aplicador sem puxar pelo êmbolo para evitar o retorno do creme. Jogue o aplicador fora.
Como o Clotrimazol funciona?
O clotrimazol creme vaginal é um medicamento utilizado para tratar infecções da vagina causadas por fungos. A substância ativa, clotrimazol, inibe o crescimento e a multiplicação das células dos fungos e de algumas bactérias.
Após o início do tratamento, os primeiros sintomas de melhora geralmente ocorrem dentro de 3 a 5 dias. Consulte seu médico se os sintomas persistirem por mais de 7 dias.
Quando não devo usar o Clotrimazol?
O que devo saber antes de usar o Clotrimazol?
- di-hidroergotamina, mesilatos ergoloides, ergonovina, ergotamina, metilergonovina e oxicodona: a interação com esses medicamentos ainda não está bem estabelecida. Porém, devido à via de metabolismo ser a mesma pode haver uma probabilidade teórica de interação com essas medicações.
- fentanila: a interação com esse medicamento ainda não está bem estabelecida. Porém, devido à via de metabolismo ser a mesma pode haver uma probabilidade de interação com esse medicamento.
Quais os males que o Clotrimazol pode me causar?
As reações adversas listadas foram baseadas em estudos clínicos.
- Sistemas corpóreos
- Comum (>1/100; <1/10): dor abdominal
- Pouco comum (>1/1000; <1/100):
- Rara (>1/10000; <1/1000): reação alérgica*
- Distúrbios do sistema reprodutivo e mamas: ardência, prurido (coceira), eritema/irritação, edema (inchaço), erupção cutânea, hemorragia vaginal
* Pode ser grave levando à reação anafilática: síncope (desmaio), hipotensão (queda de pressão), dispneia (falta de ar), urticária (placas vermelhas com coceira).
As reações adversas listadas a seguir foram identificadas durante o uso pós aprovação de clotrimazol. Considerando que as reações são reportadas voluntariamente a partir de uma população de tamanho incerto, nem sempre é possível estimar com acuracidade a frequência.
- Sistema reprodutivo e mamas: desconforto, descamação genital e dor pélvica.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Clotrimazol?
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Clotrimazol?
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Clotrimazol?
Nenhum risco de intoxicação aguda foi observado uma vez que é improvável que ocorra sobredose após aplicação tópica única vaginal ou dermatológica (aplicação sobre uma área extensa em condições favoráveis à absorção) ou ingestão oral inadvertida. Não há antídoto específico. As seguintes reações adversas foram relatadas associadas com a ingestão de sobredose aguda de clotrimazol: desconforto abdominal, dor no abdômen superior, diarreia, mal-estar, náusea e vômito.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Apresentações
Creme vaginal de 10 mg/g: embalagem com 35 g + 6 aplicadores descartáveis.
USO VAGINALUSO ADULTO
COMPOSIÇÃOCada grama de creme vaginal contém:clotrimazol ........................................................ 10 mgveículo q.s.p ...................................................... 1 g(álcool benzílico, álcool cetoestearílico, estearato de sorbitana, palmitato de cetila, polissorbato 60, triglicerídeos de ácidos cáprico e caprílico, água purificada).
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
- PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é indicado para o tratamento local de vaginite, infecção causada por fungos, geralmente do gênero Candida, localizada na área genital, cujo sintoma mais evidente é o aparecimento de corrimento. Esse corrimento é caracterizado por ser esbranquiçado, semelhante ao aspecto de leite talhado e geralmente acompanhado de coceira.Também é indicado para o tratamento local de vulvite, infecção localizada na área genital externa da mulher e em áreas próximas, e também de balanite, infecção localizada no pênis (glande e prepúcio) do parceiro sexual.
Composição
Dizeres legais
Quanto custa o Clotrimazol?
Tópicos da bula
- Para que o Clotrimazol é indicado?
- Como devo usar o Clotrimazol?
- Como o Clotrimazol funciona?
- Quando não devo usar o Clotrimazol?
- O que devo saber antes de usar o Clotrimazol?
- Quais os males que o Clotrimazol pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Clotrimazol?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Clotrimazol?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Clotrimazol?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?