Bula Desduo
Princípio Ativo: succinato de desvenlaxina monoidratado
Para que o Desduo é indicado?
Como devo usar o Desduo?
DESDUO® deve ser usado apenas por via oral. Engula inteiro o comprimido de DESDUO®, diretamente com um pouco de líquido. Tome sempre o medicamento exatamente como orientado por seu médico. Só o médico deve definir a duração do tratamento. A dose recomendada de DESDUO® é de 50 mg uma vez por dia, com ou sem alimentos.
Para alguns pacientes o médico pode indicar aumento gradativo da dosagem, o que deve acontecer em intervalos de 7 dias. A dose máxima não pode ser maior do que 200 mg/dia. Pacientes com Insuficiência Renal (prejuízo na função dos rins): A dose inicial recomendada em pacientes com insuficiência renal grave ou doença renal em estágio terminal (DRET) é de 50 mg em dias alternados. Pacientes com Insuficiência Hepática (prejuízo na função do fígado): O uso de doses acima de 100 mg/dia não é recomendado. Pacientes Idosos: Não é necessário ajuste de dose exclusivamente com base na idade.
Descontinuação de DESDUO®: Recomenda-se que seja feita gradativamente, sempre sob orientação médica. A interrupção repentina deve ser evitada sempre que possível, pois pode ser acompanhada de: alteração do humor para a euforia ou tristeza, irritabilidade, agitação, tontura, ansiedade, confusão, dores de cabeça, letargia (sensação de lentidão), labilidade emocional (falta de controle das emoções), insônia, tinido (escuta de um chiado inexistente) e convulsões. Embora esses eventos sejam, geralmente, autolimitados, houve relatos de sintomas sérios de descontinuação. Em alguns pacientes, a descontinuação pode ocorrer durante períodos de meses ou mais.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
Como o Desduo funciona?
O princípio ativo de DESDUO® age aumentando a disponibilidade de dois neurotransmissores (serotonina e noradrenalina, substâncias encontradas no cérebro). A falta desta substância pode causar a depressão. O uso de DESDUO® ajuda a corrigir o desequilíbrio químico da serotonina e da noradrenalina no cérebro que é a causa bioquímica da depressão. O tempo estimado para o início da ação do medicamento é de até 7 dias.
Quando não devo usar o Desduo?
DESDUO® não deve ser usado em caso de hipersensibilidade (alergia) ao succinato de desvenlafaxina monoidratado, ao cloridrato de venlafaxina ou a qualquer componente da fórmula.
DESDUO® não deve ser utilizado simultaneamente com inibidores da monoaminoxidase (outra classe de antidepressivo) e outros medicamentos que contenham venlafaxina e/ou desvenlafaxina. Se você estiver usando um inibidor da monoaminoxidase o intervalo recomendado entre a suspensão desta classe de medicação e a introdução deve ser de pelo menos 14 dias.
O que devo saber antes de usar o Desduo?
- (1) com história prévia ou familiar de mania ou hipomania (estado de humor alterado no qual há reações de euforia desproporcionais aos acontecimentos),
- (2) portadores de glaucoma de ângulo fechado (aumento da pressão dentro do olho);
- (3) portadores de hipertensão arterial prévia (aumento da pressão arterial) a quem se recomenda monitorização frequente;
- (4) predispostos a sangramentos (por exemplo, os que usam medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais ou medicações para inibir a agregação das plaquetas – células sanguíneas responsáveis pelo início da coagulação – como o ácido acetilsalicílico e/ou aqueles que usam medicação anticoagulante, como a varfarina).
Quais os males que o Desduo pode me causar?
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Desduo?
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Desduo?
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Desduo?
Se uma grande quantidade de DESDUO® for ingerida de uma só vez, o médico deve ser contactado imediatamente. Não se conhece nenhum antídoto (substância que impeça a ação) específico para a desvenlafaxina. A indução de vômitos não é recomendada.
O tratamento é composto de:
- 1- manter as vias aéreas livres e a respiração normal,
- 2- lavagem gástrica através de sonda colocada a partir da boca até o estômago,
- 3- uso de carvão ativado.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Apresentações
Composição
Cada comprimido revestido de liberação prolongada de DESDUO® 50 mg contém:
- succinato de desvenlafaxina monoidratado.......................................................................75,87 mg (equivalente a 50mg de desvenlafaxina)
- Excipientes: celulose microcristalina, hipromelose, dióxido de silício, talco, estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho
Cada comprimido revestido de liberação prolongada de DESDUO® 100 mg contém:
- succinato de desvenlafaxina monoidratado.....................................................................151,77 mg (equivalente a 100mg de desvenlafaxina)
- Excipientes: celulose microcristalina, hipromelose, dióxido de silício, talco, estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, óxido de ferro vermelho, amarelo crepúsculo
Dizeres legais
Quanto custa o Desduo?
Tópicos da bula
- Para que o Desduo é indicado?
- Como devo usar o Desduo?
- Como o Desduo funciona?
- Quando não devo usar o Desduo?
- O que devo saber antes de usar o Desduo?
- Quais os males que o Desduo pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Desduo?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Desduo?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Desduo?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?