
Disúria: entenda as causas, sintomas e tratamentos da dor ao urinar
Pyridium

A disúria, popularmente chamada de dor ao urinar, é um sintoma que pode ter diversas causas, sendo a infecção urinária a principal. O sintoma atinge principalmente as mulheres, sobretudo no verão, já que nesse período aumenta o uso de roupas de praia molhadas por longos períodos. Veja como prevenir.
Quais são as causas dos sintomas de disúria?
A principal causa do ardor, queimação ou simplesmente dor no ato ou após urinar é a infecção do trato urinário. Pode ser, por exemplo, uma infecção de urina, cistite, infecções ou até pedra nos rins. As doenças sexualmente transmissíveis também podem causar sintomas de disúria.
Além da dor ao urinar, quais outros sintomas são preocupantes?
O ardor ao urinar pode ser acompanhado do sangramento. Além disso, em infecções mais graves, pode surgir febre, sudorese, calafrios e dor abdominal na região do ventre. A retenção urinária também pode surgir, causando a sensação de bexiga cheia.
Tratamento
Em caso de disúria, o tratamento principal é o uso de um analgésico urinário para eliminar os sintomas mais agressivos. Caso não melhore, o ideal é procurar um atendimento. No caso de infecção do trato urinário, o paciente também pode precisar de antibióticos. E, por fim, caso a causa seja uma doença sexualmente transmissível, é preciso fazer tratamentos específicos de acordo com a doença.
Como diagnosticar a disúria?
A princípio, o ideal é se consultar com um clínico geral. De acordo com o resultado dos exames, ele pode encaminhar para um ginecologista ou urologista.
Como prevenir?
- Evitar o uso de roupa de praia molhada durante muito tempo;
- Beber bastante água, mas evitar bebidas ácidas, como café, chás pretos ou de erva são joão;
- Evitar longo tempo sem ir ao banheiro, pois reter a urina propicia a proliferação de bactérias
Manter uma dieta balanceada; - Diminuir o nível de estresse, pois diminui a imunidade, o que favorece patologias relacionadas ao trato urinário.
Fonte: Dra. Heloise Camilotti, médica especialista em doenças infectocontagiosas (CRM 97729 – SP)
Mais sobre Doenças e Sintomas


Açúcar adicionado: riscos à saúde e alternativas saudáveis

Arritmias cardíacas: conheça as causas, sintomas e tratamentos

7 doenças mais comuns na gravidez e como identificá-las

Melhora dos escapes de xixi e mais saúde sexual: benefícios da fisioterapia pélvica na menopausa
