Tem problema na lombar? Evite esses exercícios
Fernanda Lima
Alguns exercícios podem ser mais arriscados para a coluna lombar, especialmente quando executados de forma incorreta ou com excesso de carga. É importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter diferentes níveis de tolerância e sensibilidade. No entanto, veja alguns exercícios que podem ser perigosos para quem tem problema na coluna lombar.
Tem problema na lombar? Veja quais exercicios NÃO fazer
De acordo com o Dr. Marco Aurélio S. Neves, ortopedista, caso você tenha problemas na lombar, é melhor evitar esses exercicios:
Levantamento de peso com as costas curvadas
Levantar objetos pesados, especialmente quando a coluna está em uma posição arredondada, pode colocar uma pressão excessiva nos discos intervertebrais e nos ligamentos da coluna lombar. É importante manter a postura correta ao levantar objetos pesados, dobrando os joelhos, mantendo as costas retas e usando os músculos das pernas e do quadril para levantar a carga.
Levantamento de peso com rotação da coluna
Movimentos de rotação da coluna, especialmente quando combinados com cargas pesadas, podem colocar pressão excessiva nos discos intervertebrais e nos ligamentos. Evite realizar movimentos de rotação da coluna com carga ou use uma carga mais leve e execute o movimento de forma controlada.
Flexões de tronco em pé com carga
Executar flexões de tronco em pé com uma carga nas mãos, como um haltere, pode sobrecarregar a coluna lombar, especialmente quando o peso é excessivo. Evite curvar ou estender demais as costas durante esse exercício. Se desejar trabalhar os músculos das costas, considere exercícios que visem a musculatura específica, como remadas ou levantamentos terra.
Abdominais tradicionais completos
Os abdominais tradicionais que envolvem a elevação completa do tronco podem colocar pressão excessiva na coluna lombar, especialmente se você não tiver força abdominal suficiente para realizar o movimento de forma controlada. Em vez disso, considere exercícios abdominais modificados, como pranchas, que são mais seguros para a coluna lombar.
Hiperextensões lombares sem supervisão adequada
As hiperextensões lombares, quando realizadas de forma inadequada ou com excesso de carga, podem aumentar o estresse na coluna lombar. É importante realizar esse exercício com supervisão adequada e garantir que a técnica correta seja seguida.
É fundamental ter cuidado ao realizar qualquer exercício que envolva a coluna lombar. Se você tiver alguma preocupação específica ou histórico de lesões na coluna, é recomendável consultar um profissional de saúde ou um educador físico qualificado antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Eles podem ajudar a avaliar a sua condição e fornecer orientações sobre os exercícios mais adequados para você.
Fonte: Dr. Marco Aurélio S. Neves, ortopedista e traumatologista, especializado em próteses de quadril e joelho.
Mais sobre Musculação

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Elevação lateral: aprenda a fazer o exercício para nunca mais errar!

Agachamento sumô: para que serve e como fazer (com vídeos!)

Sem tempo para academia? Personal indica melhores exercícios para emagrecer em casa
