Programas de culinária estimulam alimentação saudável em crianças

Nathália Lopes

Programas de culinária estimulam alimentação saudável em crianças

Programas de culinária têm ganhado popularidade nos últimos anos. Além de divertidos, eles podem ser ótima influência na vida das pessoas, especialmente das crianças.

Um estudo feito por cientistas das universidades de Radboud e Tilburg, na Holanda, apontou que crianças que assistem esse tipo de conteúdo na TV possuem maiores chances de fazerem escolhas alimentares saudáveis por conta própria

Ao todo, 125 crianças, entre 10 e 12 anos de idade, foram analisadas durante a pesquisa. Por 10 minutos, as crianças assistiram um programa de culinária holandês.

Assim, as crianças que acompanharam a atração fizeram escolhas alimentares mais saudáveis, optando por uma maçã ou fatias de pepino como lanche. Em contrapartida, as crianças que não se interessam pelo conteúdo exibido, priorizaram alimentos como chips e outros industrializados. 

Segundo os autores da análise, tais descobertas indicam que programas culinários podem ser uma ferramenta promissora para promover mudanças positivas nas preferências alimentares, atitudes e comportamentos das crianças.” 

Durante a infância, quando o organismo está crescendo e se desenvolvendo, a alimentação tem um papel ainda mais importante. Também, os hábitos alimentares da idade adulta estão relacionados com os do período infantil. Portanto, a promoção de comportamentos alimentares saudáveis deve ser incentivada logo nos primeiros anos, para que permaneçam ao longo dos anos.

Mais sobre Crescer Saudável

Copyright © 2024

Todos os direitos reservados.