Café da manhã reforçado ajuda no emagrecimento, diz estudo

Redação

Café da manhã reforçado ajuda no emagrecimento, diz estudo

As nossas avós já diziam: “o café da manhã é a principal refeição do dia”, e elas não estão erradas. Não à toa, pesquisadores da NYU Langone Heallth e da NYU Grossman School of Medicine, em Nova Iorque, descobriram que consumir um café da manhã reforçado, ou seja, ingerir mais calorias na primeira refeição do dia, pode ajudar no emagrecimento e diminui os níveis de açúcar no sangue. Os resultados foram apresentados dia 15 de junho na reunião anual da Endocrine Society, em Illinois (EUA).

Café da manhã reforçado e emagrecimento

No estudo, foram selecionados dez participantes com pré-diabetes e obesidade. Os pesquisadores avaliaram o tempo de jejum e a quantidade de calorias ingeridas desses voluntários. Então, eles foram colocados em grupos aleatórios nos primeiros sete dias e realocados em um grupo contrário nos setes dias posteriores. A alimentação consumida esteve de acordo com as necessidades calóricas de cada pessoa. Durante esse processo, medidores de glicose ajudaram a observar os níveis de açúcar no sangue.

Assim, os cientistas puderam observar melhoras na glicemia e nos picos de açúcar no sangue daqueles que adotaram uma alimentação mais equilibrada — em comparação aos que mantiveram uma dieta normal.

Não é qualquer caloria

Para a nutricionista especializada em emagrecimento Marianne Fazzi, um café da manhã nutritivo aumenta as chances de as pessoas não beliscarem antes do almoço e não exagerarem na hora desta refeição. “Por ter adquirido mais fibras e proteínas, o paciente se sente mais saciado e evita aquela fome entre uma refeição e outra”.

Saber o que comer na primeira hora do dia é importante para fazer a diferença no déficit calórico — isto é, ingerir menos calorias do que a gente gasta todos os dias e, desse modo, emagrecer. A nutricionista recomenda consumir:

  • Muitas fibras: como pão integral, aveia, frutas e sementes;
  • Proteínas magras: peito de frango, atum, sardinha, ricota, ovo e queijo frescal.

Em relação às calorias, Marianne relata que cada paciente precisa de um valor energético diferente, mas que nas manhãs, a refeição varia entre 200 a 300Kcal. “Para quem não sabe como calcular os alimentos, existem aplicativos que ajudam nesse processo. Pese os alimentos e coloque no aplicativo, automaticamente ele vai te dizer a quantidade. Mas lembre-se que esses aplicativos trazem estimativas, não exagere” recomenda a nutricionista.

Benefícios para a glicemia

Além de ajudar no emagrecimento, uma alimentação balanceada contribui para o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo doenças como o diabetes. “Consumir somente carboidratos, sem a presença de proteínas, tende a elevar rapidamente a quantidade de glicose no sangue. Se a quantidade for alta, esses carboidratos passam por um processo bioquímico, são transformados em ácidos graxos (gordura) e armazenados no tecido adiposo, causando um aumento do nível de glicose e prejudicando o emagrecimento”, finaliza Marianne Fazzi.

Fonte: Marianne Fazzi, nutricionista especializada em emagrecimento à frente da Clínica Trivita

Mais sobre Emagrecimento Saudável

Copyright © 2024

Todos os direitos reservados.