Remédio para queimar gordura? Cientistas investigam como o corpo humano emagrece

Redação

Remédio para queimar gordura? Cientistas investigam como o corpo humano emagrece
Índice de conteúdo

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, estão tentando entender quais os mecanismos que fazem o corpo humano emagrecer. Os primeiros resultados da investigação foram publicados recentemente na revista Cell Metabolism, e abrem caminho para mais estudos acerca de um possível remédio ou tratamento capaz de ajudar o organismo a queimar gordura.

Durante as análises iniciais, feitas em ratos, os cientistas descobriram que as células mesenquimais (MSCs), um tipo específico de células-tronco, são responsáveis por exercer papéis importantes no armazenamento e na queima da gordura.

Para chegar à conclusão, eles dividiram os animais em dois grupos:

  • O primeiro foi alimentado com uma dieta rica em gorduras;
  • Por outro lado, o segundo recebeu um cardápio pobre no nutriente.

Em seguida, eles separaram os camundongos mais uma vez — aqueles com acesso aos exercícios físicos, e aqueles sedentários.

Remédio para queimar gordura?

Desse modo, os especialistas puderam identificar o papel das células MSC: quando submetidas a uma alimentação rica em gordura, elas estimulavam o armazenamento da mesma. Mas quando os animais praticavam atividades físicas, essa capacidade das células era diminuída.

De acordo com os autores do artigo, o próximo passo será detalhar como isso ocorre dentro das células. “É extremamente importante entendermos os mecanismos moleculares que proporcionam os efeitos benéficos do exercício e os prejuízos de uma dieta rica em gorduras”, disse Manolis Kellis, professor de Ciência da Computação e especialista em biologia computacional, na divulgação do estudo.

“Caso um indivíduo não possa comer alimentos saudáveis ou se exercitar, por qualquer motivo que seja, esse estudo é promissor. A partir dele, temos pistas que podem nos levar a genes, moléculas e processos celulares específicos que podem ser manipulados de maneira terapêutica”, complementou.

Contudo, é sempre bom lembrar: os benefícios dos exercícios e de uma dieta saudável vão muito além do emagrecimento. Isso porque eles englobam melhora do humor, menor risco de morte por doenças cardiovasculares e menos chances de desenvolvimento de doenças crônicas — e para todas essas vantagens, o melhor remédio continua sendo manter hábitos saudáveis no dia a dia. “A mensagem para todos deve ser: faça uma dieta saudável e exercícios físicos, se possível”, finalizou Kellis.

Referência: Single-cell dissection of the obesity-exercise axis in adipose-muscle tissues implies a critical role for mesenchymal stem cells.

Mais sobre Medicamentos