
4 metas de saúde para colocar na sua lista de ano novo
Tayna Farias

Para muitas pessoas, a virada do ano representa uma folha em branco para preencher com metas e sonhos a serem realizados. Por isso, a lista de desejos de final de ano é bem conhecida e pode ajudar a nortear os objetivos para não perder de vista aquilo que você deseja realizar. Mas é claro que a saúde não pode ficar fora dessa lista, né? A seguir, confira 4 metas de saúde para inserir na sua listinha e o mais importante, realizá-las!
Metas de saúde para o ano novo
A saúde é o que nos permite passar por todos os ciclos da vida com bem-estar. Por isso, ter uma rotina mais saudável possibilita a realização dos demais sonhos planejados sem a preocupação e o incômodo das doenças. Além disso, cuidar da parte física e mental do corpo traz equilíbrio e longevidade.
1. Atividade física

Provavelmente, esse item estará presente em diversas listas, afinal, a prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios para a saúde como mais disposição, menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, controle do peso e muito mais.
Só que além de colocar esse item na lista de metas de saúde, o importante é se empenhar para executar as atividades físicas com constância. Para obter um resultado consistente, comece aos poucos e vá aumentando o ritmo do exercício, seja musculação, natação, corrida ou qualquer outra atividade física. Além disso, é interessante que você também fixe uma duração esperada por dia, por exemplo, 1h já oferece ótimos resultados.
2. Check-up e acompanhamento médico

Agora é a hora de colocar os exames em dia e acompanhar a saúde periodicamente. Os exames de check-up são essenciais para ter uma visão 360º do seu bem estar e identificar possíveis doenças em fase inicial ou até mesmo diagnosticar predisposição para problemas de saúde. Nesse sentido, quando se identifica uma patologia ainda no começo, é possível tomar medidas para evitar complicações e até buscar a cura.
Portanto, a seguir, confira uma lista dos principais exames que fazem parte do check-up anual:
- Hemograma;
- Exame de urina;
- Colesterol;
- Exame de triglicérides;
- Glicose;
- Eletrocardiograma;
- Exames para avaliar rins, fígado e tireoide.
Mais metas de saúde
3. Transforme sua alimentação

De acordo com a médica endocrinologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Mônica de Aguiar Medeiros, a reeducação alimentar é ter compreensão do efeito dos alimentos em nosso corpo e o que acontece quando modificamos nossos comportamentos alimentares com o intuito de controlar ou curar doenças, manter uma boa saúde ou até mesmo perder peso. Por isso, esse item não pode faltar nas suas metas de saúde.
Para colocar essa meta em prática, explore o universo dos alimentos, optando por itens naturais a maior parte do tempo. Invista em listas e na organização para deixar a sua rotina de compras e de preparo de alimentos mais ágil e prática.
Vale lembrar que frequentemente, será preciso fazer substituições inteligentes para evitar alimentos super calóricos.
4. Cuide do seu sono

Por fim, o sono é um dos fatores mais importantes para a nossa saúde física e mental. Já se sabe, inclusive, que uma noite de sono de qualidade traz benefícios para o organismo. Assim, confira dicas que podem te ajudar a ter um sono de qualidade:
1 – Evite dormir durante o dia ou realizar atividades físicas algumas horas antes de se deitar;
2 – Evite exposição a luzes claras como a luz fluorescente e a luz azul de aparelhos eletrônicos antes de dormir;
3 – Prefira alimentos leves durante à noite. Evite comidas gordurosas e industrializadas, para favorecer o processo digestivo e o relaxamento dos músculos durante o sono;
4 – Não abuse no consumo de bebidas estimulantes, como cafés, energéticos e alguns tipos de chás escuros;
5 – Evite pensar em preocupações, em atividades a serem concluídas, no dia seguinte. Esses pensamentos podem acarretar sintomas de ansiedade, que interferem na qualidade do sono;
6 – Desacelere antes de ir para a cama; evite noticiários à noite. Aqui vale muita coisa: meditação, música relaxante, chá de camomila e erva-cidreira – são hábitos que podem colaborar para uma boa noite de sono, principalmente nesse momento.
Fontes: Mônica de Aguiar Medeiros, endocrinologista do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Mais sobre Cuidados e Bem-estar


O impacto invisível das telas no corpo e na mente

Depressão e Bipolaridade: Veja quais são as diferenças entre os transtornos

Chá de sene: para que serve e os benefícios da bebida

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos
