Xarope de bordo: O que é e como consumir

Nathália Lopes

Xarope de bordo: O que é e como consumir
Índice de conteúdo

O xarope de bordo, também conhecido como xarope de ácer, é uma alternativa ao açúcar e opção vegana ao mel de abelha. O produto é muito popular principalmente nos Estados Unidos e Canadá.

Feito a partir da seiva (líquido que escorre dentro da árvore) do Bordo Canadense, uma árvore originária da América do Norte, o xarope é muito popular na região, especialmente por ser espesso e açucarado, similar ao mel.

Ainda, há duas variações do xarope: grau A e grau B, sendo o primeiro, mais suave o segundo, de sabor mais acentuado. 

O xarope de tipo B é mais escuro, o que indica que sua extração foi mais tardia. Sendo assim, o de tipo A é mais suave.

Assim como o mel, esse xarope é rico em açúcares, por isso, deve ser consumido com moderação. O açúcar e outros alimentos refinados, quando ingeridos em excesso, são as principais causas de alguns dos maiores problemas de saúde da atualidade, incluindo obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Entretanto, seu índice glicêmico é mais baixo (54) que o do açúcar branco (65). Portanto, há quem o considere uma opção mais saudável. Isso indica que o xarope leva mais tempo para aumentar o nível de glicose no sangue. Em contrapartida, o açúcar branco incita esse efeito mais rapidamente. 

Além disso, é fonte de aproximadamente 24 diferentes antioxidantes, especialmente o xarope de grau B.

Como consumir

A princípio, o xarope é principalmente consumido junto com panquecas e waffles, mas pode substituir o açúcar ou o mel em diversas receitas, como para adoçar o chá, por exemplo. 

  • Bacon com xarope de bordo
  • Bolos 
  • Mingau
  • Rabanada

Mais sobre Receitas