
Lavar o frango é necessário antes do consumo? Descubra
Nathália Lopes

O frango é uma das carnes mais consumidas dos brasileiros, e uma das queridinhas de quem pratica atividades físicas. Mas, será que devemos lavar o frango ou não antes de seu preparo? Essa é uma dúvida comum a muitas pessoas. Porém, a verdade é que não existe a necessidade de lavar o frango antes do seu consumo. Pelo contrário: a prática é contraindicada e pode até contaminar a ave.
Porque não é necessário ou recomendável lavar o frango
De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDCs), é contraindicado lavar o frango, pois pode fazer com que germes se espalhem pela carne, por outros alimentos e pela cozinha.
Ainda, a organização indica lavar as mãos por 20 segundos com sabonete e água quente antes e depois de manusea-lo. Não só, recomenda também o uso de uma tábua separada para cortá-lo e outra para demais alimentos. Talheres diferentes também.
Portanto, assim como o ovo, não é preciso lavar o alimento em questão. Sendo assim, o jeito adequado de higienizar o frango é com o cozimento. Ou seja, apenas o calor do fogo consegue eliminar bactérias e micro-organismos. O mesmo vale para outros tipos de carnes, como a carne vermelha e os peixes.
Portanto, depois de cozido, o frango não apresenta mais riscos à saúde, pois a presença de microorganismos indesejados estará eliminada.
Riscos à saúde
- Intoxicação alimentar causada por bactérias, como a salmonela e a campylobacter
- Maior risco de hepatite e outros problemas no fígado
- Pode prejudicar o pâncreas
- Fraqueza nos músculos e da imunidade
Por fim, o cuidado deve ser ainda maior com crianças pequenas, grávidas e pessoas que sofrem de doenças autoimunes.
Mais sobre Alimentação Saudável


Além da semaglutina: 5 produtos essenciais para emagrecer

Magnésio Dimalato: Guia definitivo com benefícios comprovados

Confira 6 receitas de petiscos saudáveis para receber amigos em casa!

6 petiscos saudáveis para impressionar seus convidados — sem exagerar no sal
