Nossa História

Atualmente, a Droga Raia tem mais de 600 lojas espalhadas pelo Brasil e faz parte do grupo Raia Drogasil S/A, com mais de 1.400 lojas. A Pharmacia Raia foi fundada em 3 de agosto de 1905, na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, a partir de um sonho e com a dedicação de João Baptista Raia, italiano que chegou ao país em 1895 e que se formou em Farmácia e resolveu abrir seu próprio negócio. 

 

Naquele tempo, quase todos os medicamentos eram feitos por manipulação, e o cuidado precisava ser total. Seu atendimento preciso e cuidadoso se tornou sinônimo de confiança e qualidade, garantindo, assim, a satisfação e a fidelidade dos clientes.

 

A segunda loja foi inaugurada em 1931, em Araçatuba, e, em 1937, se expandiu pelo interior paulista, iniciando uma rede de lojas, até chegar à capital, em 1951. Nos anos seguintes, a Droga Raia ampliou o número para 18 lojas e, em 1990, já havia 34 lojas espalhadas por todo o Estado de São Paulo.  Em 1992, já se destacava como rede de farmácias em São Paulo e contava com cerca de 750 funcionários. 

 

Durante esse mesmo período, para atender às diferentes demandas dos consumidores, além da venda de medicamentos, as farmácias da rede Droga Raia também comercializavam produtos de perfumaria, simbolizando a marca com o conceito de “Saúde e Beleza 24 horas”, fechando a década com 80 lojas e o slogan “Confiança e respeito desde 1905”.

 

 nossa_historia_3

 

Os anos 2000 foram marcados pelo desenvolvimento, pela modernização e pelo centenário da Droga Raia. Com a ampliação dos investimentos em inovação, bem como a experiência na prestação de um serviço diferenciado para os seus clientes, a Droga Raia obteve a conquista de novos mercados em outros Estados brasileiros.

 

Nesse mesmo ano, a Droga Raia abriu sua primeira loja fora do Estado de São Paulo, chegando ao Rio de Janeiro. O bom resultado da experiência carioca impulsionou o crescimento e, em 2003, foi a vez de Minas Gerais e do Paraná. No ano de 2004, deu-se início às vendas online. Em 2005, já atendia 70 mil clientes por dia e vendia 6 milhões de produtos ao mês e em 2008, chegou ao Rio Grande do Sul.

 

Em 2010, a Droga Raia abriu seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo. Porém, outras mudanças ainda estariam por vir. O ano de 2011 marcou o novo rumo, após a fusão com a Drogasil, outra grande empresa do setor, dando início à Raia Drogasil. Juntas, elas ficaram maiores e mais fortes.

 

Em 2011, abriu lojas em Santa Catarina e deu início ao Programa de Fidelidade Muito Mais Raia, ampliando os benefícios para clientes cadastrados. Após dois anos, chegou a Goiás, e as lojas de toda a rede ganharam uma nova identidade visual. Em 2014, expandiu para Mato Grosso do Sul e o grupo alcançou a marca de mil lojas.

 

A marca Droga Raia segue sua história, fiel à essência do bom relacionamento com o cliente e a seu estilo único de atendimento, em que o cuidado faz parte da filosofia: “Prazer em Cuidar”. 

 

 nossa_historia